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Projetos Especiais

Porto de Santos Concentrador de Contêineres

Trata-se da Coordenação Técnica e do apoio aos trabalhos de consolidação do Porto de Santos Concentrador de Contêineres (Containers Hub Port of Santos) desenvolvidos, regularmente, pelo Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo – COMUS, da Associação Comercial de São Paulo.

Expansão de exportações setoriais

Com o aumento das vendas externas e o crescimento da base de empresas exportadoras. Ações nesse sentido serão promovidas por entidades empresariais com atuação nacional, estadual ou regional, estando inseridas no contexto de descentralização de movimentos que visam o fortalecimento da competitividade com foco na expansão das exportações. Criam-se, assim, condições para a formação do “competidor global”, capaz de ganhar e preservar mercados em países-alvo das vendas externas, onde compete com fornecedores locais e estrangeiros, e suficientemente robusto para suplantar a concorrência de produtos importados em nosso País.

Ações nesse sentido estarão amparadas em mobilizações e sensibilizações promovidas por tais entidades, seguidas de oficinas técnicas de capacitação por área de gestão, na forma de workshops (relacionados em Faça o seu Projeto). Estas estarão voltadas a temas sensíveis a redução de custos e de tempos a atendimento a pedidos, bem como a agregação de valor ao produto exportado.

Foco em países - Exportações Delivered

As estratégias de exportação formuladas no pós Covid-19 priorizam as vendas Delivered, em esquema gradual de substituição das tradicionais EXW, FCA., FOB e CIF. Nesse contexto, as exportações na modalidade DPU - Delivered at Place Unloaded, são opção de particular importância. Nessa situação, o exportador assume a responsabilidade pelo posicionamento do produto no território do comprador, cabendo a este o pagamento de impostos para a nacionalização do item importado e a last mile até as suas instalações.

Esse foco está alinhado com o entendimento de que o posicionamento de estoques de produtos próximo a compradores torna-se poderoso diferencial competitivo junto a fabricantes, atacadistas, varejistas e compradores finais, que vivem o trauma de já terem sentido a falta de produtos para os seus negócios empresariais e necessidades de consumo. Garantem-se, assim, a “segurança de suprimentos” e menores tempos de atendimento a pedidos (lead times), em operações B2B e B2C.

Com a participação de Câmaras de Comércio, Consulados e entidades empresariais,, o Projeto envolve a análise e discussão de experiências exitosas de vendas a países com dinamismo importador, explorando-se, também, seus aspectos culturais, questões específicas de acesso a canais de distribuição e barreiras não-tarifárias.

Internacionalização de municípios

Com a participação de prefeituras e entidades empresariais, como centros de indústrias, associações comerciais e sindicatos rurais. As ações estarão focadas no fomento das exportações locais com o objetivo precípuo do aumento da renda e do nível de emprego no município. Empresas exportadoras da região desempenharão importante papel, na medida em que suas experiências sejam compartilhadas com a comunidade envolvida no esforço exportador.

O êxito dessa iniciativa, também, facilitará atração de novos investimentos na região. Em face da abordagem sistêmica da competitividade, o destaque para indicadores de sustentabilidade socioambiental, tais como escolaridade da população, tratamento de resíduos sólidos e saneamento básico, na medida do possível, será valorizado.

Atenção especial será dada aos Padrões Voluntários de Sustentabilidade (PVS), cuja implementação fortalecerá a competitividade de empresas, com práticas sustentáveis nas perspectivas social, ambiental e econômica.


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